Cursos

Os cursos abaixo relacionados são oferecidos pelo sindicato e podem ser ministrados nas empresas (cursos fechados). Informações adicionais pelo fone: 3321.0524 ou sisdf@sisdf.com.br / sisdf@terra.com.br.

1 – CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA PROFISSIONAIS EM SECRETARIADO

1.1 – APRESENTAÇÃO 
Face aos desafios de maior eficiência das organizações públicas, secretariar significa desempenhar novas competências, contribuindo para uma performance eficaz de sua chefia e para que as metas institucionais sejam atingidas. Este curso discute o novo papel do profissional em secretariado em sua instituição. Por intermédio da troca de experiências, busca-se desenvolver novas formas de trabalho e aplicar técnicas para melhoria da eficácia pessoal em serviço.

1.2 – OBJETIVO 
Identificar dentro do novo contexto seu papel e sua função para as características da gestão pública contemporânea. Desenvolver a iniciativa. Aplicar técnicas de gerenciamento do tempo, comunicação, resolução de problemas. Preparar para as mudanças profissionais necessárias aos novos desafios.

2 – ATUALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA

2.1 – APRESENTAÇÃO 
A importância do conhecimento da língua portuguesa e de suas formidáveis ferramentas é fator de produtividade e excelência. O emprego correto da gramática aplicada à expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de idéias e experiências. Este curso foi idealizado a partir dessa visão, com o objetivo específico de aplicar a Gramática à prática, que permitirá o domínio da redação inserida no contexto organizacional.

2.2 – OBJETIVO
Propiciar um estudo prático das normas cultas da língua portuguesa, para que os treinandos compreendam a importância do domínio da língua pátria como alicerce sólido para o alcance e desenvolvimento de seus objetivos pessoais e profissionais.

3 – MOTIVAÇÃO

3.1 – APRESENTAÇÃO
No atual mundo globalizado e competitivo, a esperança das empresas se manterem operando em um ambiente de permanentes transformações é contar com colaboradores motivados que desempenhem seus serviços com qualidade total, atendendo satisfatoriamente às reais necessidades da empresa e de sua clientela. Investir no treinamento dos colaboradores é garantir a manutenção e o crescimento da empresa no mercado. O trabalho específico de desenvolvimento pessoal, mediante a estimulação da motivação, permite a mudança de comportamento dos colaboradores frente ao cliente e a sua fidelização em relação à empresa.

3.2 – OBJETIVO
Promover a otimização da motivação dos participantes, bem como o desenvolvimento do potencial pessoal e profissional, a fim de que seja fortalecido, o sentimento de equipe e aperfeiçoado o serviço, resultando com isso uma maior produtividade e crescente expansão da empresa. Esclarecer e conscientizar os colaboradores do seu papel na empresa, estimular a motivação, elevando a auto-estima e a autoconfiança e, conseqüentemente, o clima organizacional, desenvolver a integração entre as equipes da empresa, maximizando o comprometimento com a empresa.

4 – RELAÇÕES INTERPESSOAIS

4.1 – APRESENTAÇÃO
O Curso Relações Interpessoais no Trabalho mostra que cada vez mais os resultados de uma organização dependem do trabalho em equipe e não apenas de competências e valores individuais. Trata-se de melhorar as relações dos diretores, chefes, gerentes, líderes em geral, com os subordinados, colegas e superiores hierárquicos. Criar um clima de relações verdadeiramente humanas do indivíduo com o grupo, do grupo com o indivíduo, dos indivíduos entre si, do grupo com os outros grupos.

4.2 – OBJETIVO
Ao final do curso, o participante será capaz de: Construir, juntamente com sua equipe, um sistema de valores comuns, Integrar os membros da equipe em torno de objetivos comuns, Sensibilizar os participantes, a partir da vivência no aqui e agora, da constante necessidade de auto-estima, desenvolvimento, autoconhecimento e compreensão do seu comportamento interpessoal. Compreender os mecanismos que atraem, mantém e afastam os indivíduos de um grupo. Analisar os fatores que regem atitudes e comportamento sinérgico, num comprometimento e responsabilidade éticos, tendo em vista os papéis que vivência na vida e principalmente na Instituição.

5 – GESTÃO DO TEMPO

5.1 – APRESENTAÇÃO
A vida acontece no tempo. Tudo o que se faz ou não e o que os outros fazem ou não para nós provoca transformações. Poucas pessoas admitem ter dificuldades com o tempo, no entanto, elas mesmas têm a sensação de que o dia fica curto para tudo que precisam fazer. O profissional deve se lembrar de que a organização do tempo envolve todas as dimensões da vida e não apenas a dimensão da vida no trabalho. O seu lazer, a sua família, os seus passatempos, os seus interesses, a sua vida social, enfim, tudo o que o cerca são dimensões da vida que demandam tempo. Quanto menos organizado for o seu uso, mais tempo faltará para o que deseja realizar.

5.2 – OBJETIVO
O estudo deste treinamento deverá levar o participante a ser capaz de usar o seu tempo de forma eficiente e produtiva e ser capaz de estar constantemente reavaliando o uso e a produtividade do seu tempo; usar ferramentas ou técnicas importantes no melhor uso do seu tempo; usar a delegação como instrução gerencial; d) aumentar sua eficácia pessoal.

6 – CERIMONIAL E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

6.1 – APRESENTAÇÃO
O curso tem por propósito o aprimoramento dos conhecimentos sobre cerimonial na organização de festas e eventos, disciplinando as precedências, o que imprime à festividade, seja esta formal ou mesmo informal, um método para seu bom desenvolvimento.

6.2 – OBJETIVO
Trabalhar as funções rituais, que incluem as precedências, os gestos e os preceitos; a função semiológica, da linguagem formal, tratamento e fórmulas de cortesia nas relações interpessoais de modo a aprimorá-las e fornecer conhecimento e desenvoltura para o refinamento do trato elegante e cortês a ser utilizado no relacionamento social.

7 – TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE TEXTOS

7.1 – APRESENTAÇÃO
Este curso propõe-se a mostrar alguns dos mecanismos de que você pode dispor para redigir bem. Estes mecanismos são abrangentes e provavelmente o ajudarão a organizar suas idéias, de modo a fazer redações lógicas, claras, objetivas e bem elaboradas. Fica o convite para escrever, para se comunicar. É a forma de garantir nossa inserção na vida social e profissional. No mais, é seguir o conselho do poeta e aceitar o desafio da folha em branco.

7.2 – OBJETIVO
Propiciar qualificação profissional aos profissionais participantes do curso, quanto aos aspectos técnicos do ato de escrever, elaborar e reproduzir textos, buscando a correta utilização das estruturas básicas da língua portuguesa.

8 – ORATÓRIA: A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

8.1 – APRESENTAÇÃO
Nesta era de constantes mudanças, apresentações em público torna-se cada vez mais importante tendo em vista ser o meio de convencer pessoas e grupos, de demonstrar e esclarecer e até mesmo persuadir novas idéias e conceitos que têm alterado o curso de nossa história. Por intermédio da palavra, podemos obter vários comportamentos hoje perseguidos pela maioria das pessoas e das organizações. Podemos, por exemplo, influir na compra de um bem ou serviço, confirmar ou refutar um discurso, esboçar uma imagem pessoal ou profissional, informar, comover, convencer, etc. Aperfeiçoar a comunicação significa estarmos integrados nos movimentos do mundo, uma vez que nos fazemos presentes pelo uso da palavra. 8.2 – OBJETIVO Proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades técnicas na comunicação verbal, expressando-se com clareza, fluência e desinibição.

9 – NEGOCIAÇÃO: CHAVE PARA A EFETIVIDADE GERENCIAL

9.1 – APRESENTAÇÃO
O desenvolvimento de parcerias tornou-se uma tendência crescente no setor público: realizar projetos envolve quase sempre a participação de mais de uma organização, mais de um nível de governo, atores do setor privado da sociedade civil. Nesse contexto, uma nova cultura, não hierárquica e mais voltada para a colaboração, tem que se estabelecer, tornando a negociação uma ferramenta imprescindível para a superação de conflitos e a obtenção de resultados positivos.

9.2 – OBJETIVOS
Ao concluir o curso, os participantes deverão estar aptos a: Entender o processo de negociação; Planejar a estratégia e as ações de negociação; Compreender seu próprio estilo de negociação; Saber se comunicar; Saber identificar e lidar efetivamente com diferenças culturais; determinantes no processo de negociação.

10 – ETIQUETA SOCIAL e PROFISSIONAL

10.1 – APRESENTAÇÃO
O curso tem por propósito o aprimoramento dos conhecimentos sobre cerimonial na organização de festas e eventos, disciplinando as precedências, o que imprime à festividade, seja esta formal ou mesmo informal, um método para seu bom desenvolvimento. A etiqueta profissional é um conjunto de regras que visa auxiliar no desenvolvimento da rotina diária. Envolve pessoas, personalidades, linguagem e o ambiente. As regras de etiqueta profissional serão usadas com relação a outras pessoas. Portanto, é necessário conhecer muito bem a si mesma. A partir de um conhecimento pessoal, pode-se passar a estudar a personalidade do outro com quem se relaciona e usar a regra adequada para ela.

10.2 – OBJETIVO
Trabalhar as relações interpessoais exigidas das pessoas de modo a aprimorá-las e fornecer conhecimento e desenvoltura para o refinamento do trato elegante e cortês a ser utilizado no relacionamento social e profissional.

11 – MELHORIA DAGERÊNCIA PÚBLICA

11.1 – APRESENTAÇÃO
O Curso Melhoria da Gerência Pública discute o novo papel do gerente frente aos desafios que a todo momento surgem em seu universo profissional. Os conteúdos abordam aspectos comportamentais, gerenciais e institucionais. Por intermédio da troca de experiências, busca-se desenvolver novas formas de trabalho aplicando técnicas para melhoria da eficácia pessoal em serviço.

11.2 – OBJETIVOS
Compreender o papel do gerente na Instituição; Identificar os conceitos e instrumentos para eficiência no trabalho e busca de resultados; Compreender a importância do gerenciamento de equipes; Tornar a Instituição Pública mais competitiva e empreendedora, por meio da melhoria de desempenho de gerentes e coordenadores de equipes e de suas unidades de trabalho.

12 – MARKETING PROFISSIONAL e PESSOAL

12.1 – APRESENTAÇÃO
Na medida certa e de forma organizada, é possível desenvolver uma imagem que proporcione uma visibilidade para que o profissional se transforme em uma referência no seu ambiente. Este curso pretende ensinar o profissional a entender o Marketing Profissional e Pessoal como processo de evidência, mostrando porque algumas pessoas atingem o topo do sucesso, enquanto outras permanecem no mesmo lugar apesar de ter capacidade para realizar um excelente trabalho. O Marketing Profissional e Pessoal pode ser definido como um conjunto de atitudes e comportamentos que conduzem o profissional para um feliz sucesso por meio de habilidades do indivíduo que, aperfeiçoadas, proporcionarão comportamentos viáveis à realização dos seus objetivos. É uma ferramenta de orientação profissional e pessoal.

12.2 – OBJETIVO
Desenvolver a sensibilidade do indivíduo para se integrar a situações e transformações que costumam aparecer no ambiente organizacional.

13 – O DOMÍNIO DA REDAÇÃO OFICIAL – EXIGÊNCIA DE QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

13.1 – APRESENTAÇÃO
Novas ferramentas e recursos vêm sendo incorporados à comunicação, exigindo que padrões ultrapassados e distanciados da atual linguagem organizacional sejam substituídos por modelos que valorizem a clareza, a concisão e a precisão vocabular. Além disso, o emprego correto do código verbal aplicado à expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de idéias e experiências.

13.2 – OBJETIVO
Com o objetivo específico de desenvolver conceitos de Técnicas de Redação Oficial e padrões dos principais documentos, que permitirão o domínio da redação inserida no contexto organizacional. Desenvolver técnicas que ajudem a produzir textos oficiais e comerciais expressando idéias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao contexto administrativo tornando a redação eficaz.

14 – DIREITO PÚBLICO

14.1 – APRESENTAÇÃO
Os Institutos Jurídicos constituem-se em instrumentos básicos para o funcionamento da máquina administrativa. Conhecê-los, significa melhor entender a performance da Administração Pública, máxime em se tratando do Estado brasileiro, cuja fome legiferante é insaciável, pois a cada dia criam-se e multiplicam-se leis, decretos, medidas provisórias, etc., fato que impõe aos servidores públicos uma vigilância diuturna para o fim de evitar que atos ilegais sejam praticados. Por outro lado, conhecer os regramentos que norteiam a máquina administrativa, permite ainda ao servidor identificar seus direitos e deveres perante a Administração Pública e assim, diante de todo esse cabedal de conhecimento, poder melhor manejá-los em prol da clientela, que é a população em geral.

14.1 – OBJETIVO
O Curso visa apresentar numa abordagem simples e objetiva, os institutos que compõem o Direito Público (Constitucional e Administrativo) e com a abrangência do conteúdo necessário e específico de cada tema, porém desprovido da pretensão de esgotar a matéria, que pela sua dimensão, complexidade e dinamismo, nem mesmo na literatura especializada dos grandes juristas cogita-se do propósito de esgotá-la. Compreender o papel da Administração Pública perante o administrado (público alvo).Identificar os direitos e deveres dos servidores. Compreender a importância dos serviços públicos para a população. Conhecer o papel do ESTADO e sua finalidade. Compreender a tripartição dos PODERES. Visualizar o ESTADO e a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, como parceiros da população, desfazendo a ótica antiquada de ESTADO opressor e de ADMINISTRAÇÃO normativa.

5 – ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVO ADMINISTRATIVO

15.1 – APRESENTAÇÃO
O domínio das técnicas de planejamento, organização e manutenção de arquivo é, provavelmente, um dos itens mais importantes e desejados em um profissional. Comumente, em nosso país, observamos uma certa “displicência” e falta de atenção em relação aos arquivos. Um grave erro. Guardando toda documentação da organização, o arquivo constitui a sua fonte histórica e de informação.

15.2 – OBJETIVO
Proporcionar conhecimentos básicos da organização de documentos, utilizando métodos e técnicas segundo a teoria arquivística.

16 – EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

16.1 – APRESENTAÇÃO
Este curso investe no desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para o cliente, começando pela garantia da excelência no atendimento. Atender bem exige profissionalismo e constante aprimoramento. É também um fator essencial para a construção de uma imagem institucional sólida. Este curso busca, além da melhoria do atendimento interno e externo, elevar o nível de motivação dos agentes de atendimento, destacando seu papel como agente transformador das relações entre o cliente e sua organização.

16.2 – OBJETIVO
Ao concluir o curso, os participantes deverão estar aptos a: Atuar como porta-voz do cliente na sua organização e vice-versa; Melhorar a qualidade do atendimento por parte dos colaboradores com base em técnicas modernas de contato com o público; Atender ao público que demanda a organização com qualidade e distinção, utilizando, oportuna e adequadamente, as técnicas no atendimento telefônico, na administração do tempo e na organização do arquivo; Aprimorar sua capacidade de empatia pessoal, adaptando-se a situações e pessoas; Identificar necessidades, expectativas e objetivos dos clientes; Projetar uma imagem favorável da instituição na sociedade.

17 – O PAPEL GERENCIAL DO PROFISSIONAL SECRETÁRIO

17.1 – APRESENTAÇÃO
O Curso O PAPEL GERENCIAL DO PROFISSIONAL SECRETÁRIO discute a nova visão do assessor frente aos desafios que, a todo o momento, surgem em seu universo profissional. Os conteúdos abordam aspectos comportamentais, gerenciais e institucionais. Por intermédio da troca de experiências, busca-se desenvolver novas formas de trabalho aplicando técnicas para melhoria da eficácia pessoal em serviço.

17.2 – OBJETIVO
Identificar dentro do novo contexto seu papel e sua função para as características da gestão contemporânea; Identificar os conceitos e instrumentos para eficiência no trabalho e busca de resultados; Adotar comportamentos que facilitem a criação e manutenção de um marketing pessoal positivo; Expandir o uso da inteligência emocional, utilizando técnicas comportamentais de comunicação e relacionamento, para facilitar sua interação com superiores, colegas, cliente; Compreender a si mesmos e aos outros, favorecendo as relações interpessoais no exercício dos papéis pessoal e profissional; Aplicar técnicas de gerenciamento do tempo e resolução de problemas e preparar para as mudanças profissionais necessárias aos novos desafios; Tornar a Instituição Pública mais competitiva e empreendedora, por meio da melhoria de desempenho de assessores e coordenadores de equipes e de suas unidades de trabalho; Gerenciar de forma dinâmica e pró-ativa.