Os trabalhadores terceirizados da Anatel foram homenageados nesta quinta-feira (23/5) em um evento no Espaço Cultural Renato Guerreiro, em Brasília, pela dedicação com que desempenham suas atividades na Agência. A iniciativa, promovida pela Superintendência de Administração e Finanças (SAF), reuniu os trabalhadores terceirizados para um encontro com o presidente e conselheiros da Agência no auditório, contou com um café da manhã e teve sorteio de prêmios.
O titular da SAF, Daniel Martins D´Albuquerque, abriu o evento e lembrou que somente na sede são mais de 260 trabalhadores terceirizados e que a colaboração deles é essencial para que a Agência desempenhe com eficiência suas atividades. “O trabalho de cada um é fundamental para a Agência”, afirmou. O Dia do Trabalhador Terceirizado é celebrado no dia 14 de maio, conforme a Lei 6.383/2019 do Distrito Federal.
O presidente da Agência, Carlos Baigorri, agradeceu o esforço e a dedicação dos terceirizados, que lotaram o auditório. “Queria agradecer a cada um de vocês pelo trabalho e pela parceria que temos um com os outros. Ela é fundamental para a gente poder ajudar o povo brasileiro”, declarou.
O conselheiro Vicente Aquino afirmou estar muito feliz em participar da confraternização. Declarou sua imensa gratidão a todos e os parabenizou pelo trabalho árduo e necessário. O conselheiro disse que se identifica com a categoria por causa de seu primeiro emprego: “O meu primeiro emprego na vida foi terceirizado, no estado do Ceará, de carteira assinada”, recordou.
A conselheira substituta Cristiana Camarate reforçou que acredita no trabalho em equipe e disse sentir o carinho de todos os colaboradores em cada local da Agência, trazendo motivação a trabalhar em prol da sociedade brasileira. “Agradeço por vocês estarem aqui. É uma alegria estarmos celebrando esse dia”, afirmou.
A gerente de Infraestrutura, Serviços e Segurança Institucional, Ana Carolina Felicio, relatou como é o decorrer do dia na Agência, destacando que o trabalho terceirizado não é invisível e está presente no nosso cotidiano. “O trabalho de vocês não é invisível; o trabalho de vocês, na verdade, é o mais visível de todos, e por isso só temos a agradecer”, finalizou.
Após as manifestações, foi exibido um vídeo com depoimentos de terceirizados da Agência, declarando como se sentem trabalhando na Anatel.
O jardineiro da Anatel, Miguel Alves, que exerce sua função há 26 anos no complexo-sede da Agência, foi homenageado com uma placa de agradecimento. Ficou bastante emocionado com a surpresa. “Eu fui surpreendido com aquilo. Eu não esperava; não tenho nem palavras para agradecer. Eu me senti muito honrado e valorizado por todos”, declarou.
Sandra Caetano, terceirizada há 26 anos, comentou que chegou ao complexo-sede na época em que a Anatel estava sendo instalada. “Foi uma época agitada. E não tínhamos tempo para nada. Recebíamos por volta de 15 a 30 pessoas por dia”, lembrou. Sandra trabalhou 15 anos na presidência e acompanhou de perto muitas posses. “Quando eu cheguei, não imaginava que iria ficar tanto tempo. Aqui é a minha casa, é onde passo todos os meus dias. É minha segunda família. Só tenho que agradecer”, afirmou ela.
O vigilante Esmeraldo Sacramento Santana também estava emocionado. “Eu agradeço primeiramente a Deus. Agradeço aos colegas de trabalho e a todos que já passaram por aqui. Estou me aposentando. Fiquei 35 anos em um órgão público como terceirizado e espero que os colegas fiquem muito mais. Tudo que eu consegui foi através daqui, vou sair muito grato”, celebrou. Ele iniciou sua carreira na década de 90, trabalhando na Telebrás e depois permaneceu na Anatel.
Durante o coffee break, foi realizado o sorteio de 10 prêmios para os terceirizados. O evento e os brindes foram custeados em uma “vaquinha” entre os servidores dos diversos órgãos da Anatel.
Fonte: www.anatel.gov.br