Maio Lilás, “Dê um play nos seus diretos”

O Maio Lilás é uma campanha para incentivar a participação dos trabalhadores nas lutas coletivas, através dos movimentos sindicais. Esta campanha é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2017. Neste ano o tema é: “Dê um play nos seus direitos”, que direciona foco aos jovens que têm uma adesão menor aos movimentos sindicais.

No fim do século XIX, houve uma greve geral liderada por trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, que buscavam condições dignas de trabalho. Pelo ocorrido que a campanha ocorre em maio.

Além disso, a campanha refere-se à cor lilás, a fim de representar as mulheres de uma fábrica de tecidos que foram trancadas e queimadas em um incêndio criminoso por reivindicarem uma redução na jornada de trabalho e salário justo no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque (EUA).

A ausência da participação e engajamento dos jovens nesses movimentos culmina na representatividade dos sindicatos. Para que os jovens se aproximem dos sindicatos, mostra-se importante que sejam estimuladas pautas necessárias aos novos adultos, como, por exemplo, o racismo, causas ambientais, diversidade e a relação entre informalidade e os trabalhos por aplicativos.

Em 2024 a campanha irá integrar um projeto estratégico da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical), que abrange uma série de ações. Foi denominado “Sindicalismo e juventude” e será desenvolvido como piloto nas Procuradorias do Trabalho.